quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

SUPLEMENTAÇÃO

Existe ‘melhor’ sistema de treinamento?




Fala galera!!! Hoje vamos debater um tema que ainda gera muitas duvidas e confusões quando se trata de treinamento com pesos: Qual é o melhor sistema de treino? ABC ? ABCDE ? Etc, etc…
O post de hoje não vai te mostrar qual é o melhor sistema de treinamento para quaisquer objetivo na academia. Vou apenas expor mais um ponto de vista a respeito de sistemas de treino, e minha opinião sobre como eu acho ser a mais pertinente forma de se elaborar um programa eficiente dentro do ginásio.
Todos sabemos ou pelo menos temos uma ideia de como funciona o processo de hipertrofia. Rompemos fibras musculares durante o treino, temos uma boa alimentação durante o dia, e a noite na recuperação ocorre a reconstrução destas fibras, e com o passar do tempo e de uma rotina disciplinada temos a hipertrofia muscular. Sabemos que a recuperação muscular é um fator chave para obtenção de resultados, e que o descanso é primordial para o crescimento.
Mas você realmente atinge a falha total em todos seus treinos? Este é um ponto chave onde quero chegar para falar sobre sistema de treinos. Vamos falar sobre isso daqui a pouco, agora lhe convido a entender melhor sobre dois dos principais sistemas de treinamento, ABC e ABCDE.
No sistema ABC, você treina praticamente todos os músculos duas vezes por semana, totalizando 6 dias de treino e um dia de descanso.

Um exemplo de um sistema ABC eficiente que permite certa sinergia e recuperação é como segue abaixo:
A) Segunda: Peitorais / Tríceps;
B) Terça: Dorsais / Bíceps;
C) Quarta: Pernas / Deltoides.
E então, repete-se na quinta, sexta e sábado os treinos, geralmente incluindo antebraços no treino B e panturrilhas no C.

Agora, vamos ver um exemplo de um bom sistema ABCDE, onde treinamos o músculo apenas uma vez na semana, dando maior tempo de recuperação.
A) Segunda: Dorsais;
B) Terça: Peitorais;
C) Quarta: Pernas;
D) Quinta: Ombros;
E) Sexta ou sábado: Braços.

Bom , qual destes sistemas é mais eficiente? Na verdade, esta é uma pergunta que não tem resposta exata. Saber qual programa é melhor pra você vai depender de suas necessidades individuais. Porém vamos fazer algumas considerações sobre os dois sistemas, e vou descrever a respeito de minha opinião sobre qual acho mais eficaz.
Hipertrofia Muscular : Em época de Offseason, eu prefiro adotar o sistema ABC e vou lhes dizer porquê. Lembra quando comentei a respeito da falha muscular? É agora que este ponto chave entra em consideração para minha escolha de treino. Atingir a falha total da musculatura dentro do ginásio é uma tarefa muito difícil, ainda mais para amadores ou não profissionais. Existem três tipos de falha muscular: Estática, concêntrica e excêntrica. Acredite, atingir as três falhas, ainda mais quando se treina sem um parceiro de treino ( o que é meu caso ), é praticamente impossível. Desta forma, mesmo trabalhando duro, acredito ser eficiente treinar mais de uma vez por semana o mesmo músculo  pois com uma dieta disciplinada e boa suplementação, conseguimos recuperar bem e fazer os músculos trabalharem mais. Desta forma, prefiro adotar o sistema ABC para treinos de off e hipertrofia.
Definição Muscular : Prefiro usar o treino ABCDE em programas de definição. Por quê? A dieta em cutting certamente tem um déficit calórico, e também uma redução de carboidratos, o que certamente gera falta de energia e força. Nesta hora, precisamos mais de recuperação e descanso, e estressar os músculos constantemente pode gerar um catabolismo indesejado!
A verdade é que não existe melhor sistema de treinamento, e sim uns sistemas que se adequam a sua necessidade, ou seja, para cada objetivo pode ser utilizado um sistemas de treino diferente.