domingo, 25 de maio de 2014


Treinar em casa ou na academia?
Não existe uma resposta única a esta pergunta. Na verdade, o treino em casa como na academia oferece algumas vantagens e desvantagens.
A academia, por um lado, oferece uma variedade de equipamentos de qualidade, contato social e uma motivação acrescida que é a mensalidade. A escolha depende sobretudo de seu tipo de pessoa. Se você precisa da companhia de outras pessoas para se sentir motivada e fazer seu treinamento, então a academia deve ser seu destino.
Para além da companhia, você tem também seu personal trainer que acompanha seu treino. Se, por outro lado, quer desfrutar da tranquilidade da sua casa de forma calma e concentrada, pode fazer com a mesma intensidade e eficácia de uma academia.
Se optar pelo treino em casa, você tem a liberdade e flexibilidade de fazer seu treino tal como pretende.
Quem treina em casa sabe apreciar a máxima concentração que sente e a possibilidade a usar para garantir um treino de sucesso. Não sofre distrações e tem as máquinas sempre disponíveis para treinar.
Porém, treinar em casa não significa que tem de comprar muitas máquinas para conseguir seus resultados. Basicamente, precisa de halteres de qualidade, cobrindo uma ampla gama de pesos e que possam ser ajustados em segundos. Além disso, necessita de um banco dobrável e uma barra depull-uppara afixar na porta e está pronta para inaugurar sua academia doméstica.

mulher academia malhando treinando remo

Treinando em casa de forma eficaz
Um clássico entre os aparelhos para o treino doméstico é a bicicleta estática. Essa é um tipo de bicicleta que permite um treinamento cardio específico. O mesmo se aplica à esteira, elíptica, stepper e máquina de remo. Esses podem ser usados para um treino cardio, envolvendo todo o corpo em cada movimento.
Um treinamento de força pode ser feito recorrendo a um banco com barra. Além disso, deve comprar vários halteres para o treino com pesos. Por fim, existem também estações multifuncionais que permitem uma variedade de exercícios de musculação.
Assim você pode planejar sem problema 3 treinos por semana no conforto do seu lar sem se preocupar com horários, academias cheias ou máquinas ocupadas.
Exemplo de treino em casa
Comece sempre fazendo 10 minutos de bicicleta para aquecimento. Em seguida, treine o peito na forma de supino. Em seguida, inclua o treinamento de elevações e halteres. O treino é completado com exercícios de bíceps e tríceps, recorrendo uma vez mais aos halteres.
Se você quer atingir crescimento muscular, também é importante treinar corretamente. O método padrão é de 3 séries com 10 repetições até a exaustão completa.
Outros exercícios que você pode realizar, focando nos grupos musculares das costas, pernas, ombros, bíceps, tríceps e abdominais são: agachamentos, lunges, curls, bench-press, fundos, flexões entre outros.
Um plano de treino possível poderia ter as seguintes séries:
2 x Agachamentos
1 x Elevação de calcanhares
2 x Bench Press
xPush-ups
2 x Remo
1 x Crucifixo
2 x Curls
1 x Afundos
2 x Flexões

mulher abdominal exercicio

Os pesos devem ser escolhidos de forma a que consiga fazer 10 a 15 repetições de forma correta. O descanso entre as séries deve ser de 2 a 5 minutos. Os movimentos devem ser lentos e controladas.
Como você pode ver, mesmo com espaço e recursos limitados pode fazer uma grande variedade de exercícios. Pode facilmente construir um plano de treino com base nesses exercícios e atingir assim um treino completo e eficiente em sua casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dicas de receitas proteicas,hipercaloricas,suplementação e dicas de treinos.