quarta-feira, 21 de maio de 2014

A importância e os benefícios de correr


A importância e os benefícios de correr
Praticar exercício físico é fundamental para a saúde. Muitas pessoas quando envelhecem se arrependem de não terem “perdido” mais tempo cuidando do seu bem-estar físico. Os benefícios da corrida sentimos, essencialmente, a nível do funcionamento do corpo.
Entre muitos outros benefícios, correr de forma regular aumenta a capacidade aeróbica, fortalece o sistema cardiovascular, melhora a pressão arterial, aumenta a sensibilidade à insulina – o que permite um melhor controle dos níveis de açúcar no sangue — e promove a segregação de neurotransmissores que transmitem sensação de felicidade e bem-estar.

Mais energia e queima de gordura

Quanto mais bem preparado seu corpo estiver, mais resistência terá e melhor será sua capacidade para queimar gordura. Quando você pratica exercício de forma regular, ocorrem várias adaptações em seu organismo no sentido de este se tornar mais eficiente.
Aumenta a produção de enzimas capazes de quebrar a gordura para a produção de energia. Aumenta o número de mitocôndrias nas células musculares, o que permite uma maior produção de energia. Aumenta a capacidade dos músculos armazenarem glicogênio. Aumenta a capacidade de eliminar os resíduos metabólicos produzidos durante o exercício. Aumenta a capacidade de captação de oxigênio.
Enfim, uma série de benefícios associados à corrida e ao exercício físico em geral no sentido de tornar sua máquina biológica mais eficiente e capaz.

Menos problemas físicos, mais saúde

Correr de forma moderada durante pelo menos 1 hora por semana pode aumentar sua expectativa de vida em até seis anos. Essa foi a conclusão de uma pesquisa liderada por pesquisadores dinamarqueses.
Nessa pesquisa, denominada de Copenhagen City Heart, foram considerados 20 mil homens e mulheres com idades entre os 20 e 93 anos. Em média, quem correu regularmente viveu mais 6,2 anos (no caso dos homens) e 5,6 anos (no caso das mulheres) do que os sedentários.
Os benefícios também se estenderam a outras áreas de saúde. Se você correr regularmente, reduzirá o risco de câncer de mama em cerca de 25%. Esta estimativa é baseada em pesquisas que registraram o número de horas por semana que as mulheres passaram se exercitando e fazendo outras atividades físicas.
A pesquisa é a mais recente publicação do pesquisador Paul Williams, cujo trabalho tem mostrado os benefícios da corrida e caminhada em áreas como a hipertensão, todas as formas de câncer e até mesmo problemas de cataratas.
Para esta pesquisa, publicada na PLoS One, Williams olhou para a mortalidade por câncer de mama de 79.124 mulheres durante 11 anos após a sua pesquisa de base. Nenhuma das mulheres tinha um histórico de câncer de mama antes de participar na pesquisa. As mulheres relataram as distâncias que percorriam a cada semana, andando ou correndo.
Durante a pesquisa de 11 anos, 111 mulheres morreram de câncer de mama. Aquelas que seguiram as recomendações atuais de exercício tiveram 41,5% menor risco de mortalidade por câncer de mama em comparação com aquelas que ficaram aquém das recomendações.

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Recomendações para quem corre

- Antes de começar correndo regularmente, é aconselhado fazer um exame médico para determinar sua condição física.
- Para melhorar o desempenho na corrida, é importante trabalhar tanto o aeróbico como o anaeróbico, bem como atividades específicas para fortalecer os membros inferiores. Fazer algumas sessões de musculação pode ajudar a melhorar a agilidade do corredor e a diminuir a probabilidade de lesões.
- Treinar de forma gradual e progressiva. Vá aumentando a duração e a intensidade de seu treino à medida que você vai ficando mais apta na corrida.
Hidrate-se convenientemente. Beba cerca de 500ml duas horas antes do treino. Durante a corrida, beba cerca de 250ml de água a cada 15 minutos de corrida. Depois do treino, se possível, consuma água com carboidratos de rápida absorção (60g-80g), que recuperarão seu corpo mais rapidamente.
- Escolha calçado esportivo adequado. Quando seus ténis estiverem em más condições, troque imediatamente. Isso reduzirá o risco de lesões nas articulações e de bolhas nos pés.