quarta-feira, 2 de abril de 2014


Treinamento em circuito usado na preparação física


circuito

O método em circuito consiste em realizar varias estações em determinado tempo, podendo ser também por numero de repetições, Bossi. Segundo Dantas ele se caracteriza por ser um circuito misto devido ao fato que ele pode ser de caráter aeróbico ou anaeróbico, Sousa diz que pode ser usado para trabalhar qualquer sistema energético. Dantas ainda cita que os circuitos com foco anaeróbico deve ser de alta intensidade e pouco volume, ou seja, realizar o determinado exercício com esforço máximo em pouco tempo; Já os circuitos com foco aeróbico deve ter intensidades baixas, porém longa duração.
O circuito é muito eficiente pelo fato que as estações podem e devem conter movimentos específicos do esporte, por exemplo pode se colocar para um lutador de MMA: 1º estação – entrada de queda com elástico, 2º estação – socar o saco de pancada e assim por diante, seguindo sempre o principio da especificidade. Como já foi dito pode ser usado com foco aeróbico, mas usar com foco anaeróbico é mais estimulante e indicado para os esporte acíclicos. Em esporte coletivos se torna muito pratica sua utilização, pode se montar varias estações por aonde um pequeno grupo de atletas vai passando, assim é possível treinar todo grupo no mesmo momento, e ainda respeitar os limites individuais. Ainda que não seja o método ideal para se desenvolver uma única capacidade física ao máximo, a possibilidade de desenvolver varia torna o método muito útil principalmente quando há pouco tempo e precisa-se de resultados rápidos.
Dantas cita como vantagens:
  • Grande economia de tempo;
  • Possibilita o treinamento individualizado de vários atletas ao mesmo tempo;
  • Resultado a curto prazo;
  • Facilita a aplicação de sobrecarga.

Para montar o circuito pense em: movimentos específicos do esporte e grupos musculares usados. Faça de 6 a 15 estações.

Veja dois exemplos de circuito para Voleibol e MMA, na figura abaixo (clique sobre a imagem para ampliar):
circuito_exemplo MMA

As estações podem variar de acordo com o microciclo. Podendo começar com exercícios mais gerais no inicio do mesociclo e mais específicos próximos as competições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dicas de receitas proteicas,hipercaloricas,suplementação e dicas de treinos.