domingo, 10 de novembro de 2013


Corpo esculpido e feminino, o segredo da campeã JÉSSICA SILVA


Queridos leitores, hoje não publicarei um artigo propriamente dito, porém, algo tão enriquecedor e interessante em relação a conhecimento quanto.
Tive a oportunidade de entrevistar a atual campeã paranaense de fisiculturismo na categoria Toned pela NABBA, Jéssica Lorena Ribeiro da Silva. Quem além de possuir um físico espetacular, o possui com apenas 20 aninhos de idade.
Para quem não conhece bem o fisiculturismo, a TONED é uma categoria muito estética, onde não há aquele excesso de musculosidade tão temido pelas mulheres, são corpos mais desenhados e com um percentual de gordura não tão baixo.
Jéssica também conquistou o título do “The big Champion” e um grande terceiro lugar no campeonato brasileiro.
Natural de Ponta Grossa, Jéssica vive atualmente em Piraquara. Para quem quer uma luz sobre o shape da Jéssica, aqui estão algumas medidas, em OFF (período onde as atletas buscam o maior volume muscular possível) e em contest (no dia do campeonato, onde a definição muscular e simetria também contam muito).
Medidas Off: busto 98/ cintura 72/ quadril 98/ coxa 63
Medidas contest: 
busto 92 / cintura 68/ quadril 94/ coxa 59
E os marombeiros não fiquem animadinhos, a Jéssica já tem namorado o Muriel M. Huscz, que além de amor, também lhe dá o maior apoio possível.
Ok? Então vamos logo à entrevista:

Douglas Guimarães: Olá Jéssica, primeiramente gostaria de lhe parabenizar pelo campeonato paranaense e lhe agradecer a disponibilidade para essa entrevista. Sendo assim, como se sente concedendo a sua primeira entrevista e claro, sendo uma campeã estadual de fisiculturismo?
Jéssica Silva: Bom, me sinto muito feliz em estar dando a minha primeira entrevista, o fisiculturismo para mim é como um sonho, e é maravilhoso ver que este esporte esta ficando cada vez mais divulgado e que hoje existe um grande  reconhecimento das pessoas pelo nosso estilo de vida que não é nada fácil.
O título de campeã paranaense para mim veio como um troféu para me provar que eu sou capaz de realizar e ir atrás dos meus sonhos, pois com apenas 7 meses de preparação para competir sendo 2012 meu ano de estreia e já conseguir este título é extremamente gratificante para mim, eu nunca pensei que conseguiria um título tão rápido!

Douglas Guimarães: 
Como foi o começo de tudo? Pensou em desistir alguma vez por causa das dificuldades? (pergunta enviada pela leitora Alyne Strey Vilela).Suplementação e alimentação.
Jéssica Silva: O início de tudo não faz tanto tempo assim, mas tudo começou na faculdade no ano passado onde conheci o atleta Flávio Ayres, sendo que até então muitas pessoas já tinham me dito que eu tinha grandes chances de me dar bem no fisiculturismo por ter uma boa genética com muita facilidade em ganho de massa muscular, mas eu nunca me interessei por não conhecer este esporte, eu achava que eu teria que ficar enorme como um “homem”.. rs… Mas é aí que entra meu grande amigo Flávio que me mostrou a realidade e o maravilhoso mundo do fisiculturismo me mostrando algumas atletas,  tendo por meu olhar especial a atleta Maitê Bueno que é uma das minha maiores inspirações e a atleta que fez eu me apaixonar por este esporte e ter muita vontade de tentar!
Agora o desistir realmente acho que não tem como não passar pela cabeça, principalmente quando se fica por muiiito tempo em dieta pré-contest onde o psicológico já fica bem abalado e o corpo fraco, mas se realmente tudo isso for um sonho e um GRANDE desejo de  lá de dentro do coração o desistir logo vai deixando seus pensamentos e a vontade de seguir em frente e melhorar cada vez mais só se intensifica!! Tudo depende do desejo, da vontade, e do foco! É preciso saber controlar o psicológico e colocar na cabeça que quem “manda” é o cérebro e não o corpo! É a mente que manda no corpo e não o corpo na mente!

Douglas Guimarães: 
O que te fez querer ingressar nesse esporte, quais dificuldades encontrou e os planos para o futuro? Gostaria de saber também como é a relação entre as atletas nesse mundo? (pergunta enviada pela leitora Rozane Teruel).
Jéssica Silva:O querer ingressar neste esporte foi porque eu quisjuntar o útil ao agradável, ou seja, eu juntei apaixão pela musculação pois eu treino desde meus 16 anos e nunca larguei pois eu amo treinar, com o
Jéssica Silva 16 anos
esporte que eu me entusiasmei a participar já por ter uma genética compatível, e querer me desafiar a ir além
com meu corpo e também é claro de simplesmente ficar fascinada pelo físico das atletas que é espetacular!Já as dificuldades que eu encontrei foi principalmente o preconceito e a aceitação da minha família quanto a este esporte, mas isso foi mais no início, pois eles não conheciam nada. Hoje eles torcem muito por mim, e se não fosse pela minha família eu nem teria nem conseguido participar do campeonato Brasileiro em Natal, pois foram eles que me ajudaram a chegar até lá, me auxiliando com as despesas que não foram poucas… Outra dificuldade que encontrei também foi o conseguir levar o fisiculturismo com os estudos, pois não é nada fácil estudar e fazer provas e trabalhos estando em dieta hipocalórica, mas a gente se acostuma e pega o jeitinho… rs…
Os planos para o futuro… Bom!!! São tantos!!!!  Rs… Eu só sei que meus planos são grandes e eu quero muito me profissionalizar no esporte.
Quanto a relação entre as atletas só tenho a dizer que entre as competições que participei foi super boa, principalmente no campeonato Brasileiro onde senti muita energia positiva de todas as meninas… Foi um dia maravilhoso e único como todas as competições… apesar de eu não ter participado de tantas competições eu afirmo que todas as competições são únicas e especiais! É maravilhoso estar junto com os atletas, toda a preparação, sentir aquele clima de ansiedade para entrar no palco… é bom demais, como eu já disse, é um momento simplesmente ÚNICO e insubstituível…
Douglas Guimarães: Na vida profissional, o que faz e quais suas pretensões futuras?
Jéssica Silva: Eu estou cursando Educação Física, fechando nesta metade de ano o 6º período. Atualmente eu estou dando aulas de pilates e personal e tenho como pretensões me tornar uma grande profissional da área me formando também em nutrição e me especializar cada vez mais no esporte, tanto como profissional quanto como atleta.
Douglas Guimarães: Em relação ao treinamento, como você divide durante a semana quando está em OFF e o que muda no pré – contest?
Jéssica Silva:
Segunda: Posteriores e Glúteo.
Terça: Dorsais e Gastroquinêmios.
Quarta: Peito e tríceps
Quinta: Quadríceps e Solear
Sexta: Bíceps e Ombro.
O que mudaria no pré- contest seria basicamente o numero de repetições passando a fazer um treino mais metabólico.

Douglas Guimarães: 
Já que estamos falando de treino, se você pudesse dar 3 dicas importantes para quem busca um corpo como o seu, quais seriam?
Jéssica Silva: Força de vontade, Disciplina e foco!

Douglas Guimarães: 
Jéssica, sabemos que a dieta é tão importante quanto o treinamento com pesos, qual sua dica para a galera que busca um shape denso e definido?
Jéssica Silva: Sempre se alimentar de três em três horas, beber muita água, pelo menos 3 litros por dia e ter muita disciplina.

Douglas Guimarães: 
Quais são os alimentos principais que compõem a sua dieta?
Jéssica Silva: Os principais são, batata doce, arroz, banana, aveia, pão integral, salada de verduras e legumes, frango, atum e claras de ovo.

Douglas Guimarães: 
E em relação a suplementação, o que não pode faltar?
Jéssica Silva: Pelo menos Whey protein, dextrose, BCAA e glutamina.

Douglas Guimarães: 
Tendo a oportunidade, quem seriam as pessoas importantes na sua vida de fisiculturista as quais gostaria de agradecer?
Jéssica Silva: Primeiramente Deus, pois é sempre nele que encontro forças em tudo que quero fazer em minha vida, a minha família que sempre esta ao meu lado, meu namorado Muriel que sempre me apoia em qualquer coisa e escolha que eu faça, e é claro não poderia esquecer das minhas queridas alunas reclamonas rs…

Douglas Guimarães: 
Qual a mensagem você deixa as pessoas que buscam mudança de vida através da musculação?
Jéssica Silva: Apenas digo que é extremamente necessário que você sinta confiança e segurança em si mesmo. Acredite que você pode mudar e que conquistará esta mudança, não importa o que os outros digam aliás, nunca se importante com o que os outros dizem, eles não sabem nada sobre você e nem sobre sua vida e muito menos do seu potencial. Todos nós temos um enorme potencial para tudo que quisermos fazer na vida, basta acreditar e lutar pelo o que se quer, portanto se você busca mudanças não só com a musculação mas com qualquer outra coisa basta você colocar isso na mente e seguir em frente e acima de tudo confiando em Deus pois só Ele pode te entender e amparar em qualquer circunstância. Termino deixando uma frase qual eu gosto muito e também diz muito pra mim… “O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos fará no mínimo coisas admiráveis” (José Alencar)
E principalmente!…
“Confia no SENHOR e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado.
Deleita-te também no SENHOR, e te concederá os desejos do teu coração.
Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará.
E ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu juízo como o meio-dia.
Descansa no SENHOR, e espera nele; não te indignes por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa astutos intentos.
Deixa a ira, e abandona o furor; não te indignes de forma alguma para fazer o mal.
Porque os malfeitores serão desarraigados; mas aqueles que esperam no SENHOR herdarão a terra”.
Salmos 37:3-9