quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Músculos internos do abdômen


Técnica de execução dos execícios mais eficazes para os músculos internos do abdômen.

Anatomia dos músculos da barriga


O músculo reto abdominal começa na pélvis e se estende ao longo de todo o abdômen. O músculo oblíquo externo está localizado nas superfícies lateral e superior do abdômen e, parcialmente, no tórax, sendo o mais longo dos músculos da região do abdômen.
O músculo oblíquo interno se encontra debaixo do oblíquo externo, constituindo a segunda camada muscular do abdômen. O músculo transverso abdominal se encontra sob o oblíquo interno e diminui o volume da cavidade abdominal, puxando para si as costelas.

Como bombar os músculos do abdômen?

O que a maioria das pessoas chama de “abdômen” é, na verdade, o músculo reto abdominal — e é precisamente esse músculo que dá o visual volumétrico e a divisão em “tanquinhos” que todos almejam. A maior parte dos exercícios abdominais trabalha exatamente o reto abdominal.
O músculo oblíquo externo é engajado no trabalho de qualquer tipo de abdominal oblíquo ou inclinação lateral. É importante saber que o desenvolvimento excessivo desse músculo deixa a figura desproporcional devido ao aumento da cintura.

Músculos internos do abdômen

A maioria dos exercícios direcionados para o reto abdominal e para a formação de “tanquinhos” subentende diversas variações de flexões abdominais, mas é importante lembrar que nem o oblíquo interno, nem o transverso abdominal trabalham nesses exercícios.
Músculos internos fracos do abdômen retêm pior os órgãos internos, o que leva ao aparecimento do efeito da barriga “flácida,” quando ela fica redonda e o indivíduo terá posteriormente se esforçar muito para voltar a pôr para dentro e a criar um abdômen liso.

Como deixar a barriga definida?

Se o seu objetivo não são só os tanquinhos, mas uma barriga sarada e definida, você precisará de trabalhar suplementarmente os músculos internos. Precisamente estes músculos são muitas vezes os responsáveis por criar a estrutura muscular, esticando o dorso e deixando a silhueta mais esportiva.
Ao contrário dos exercícios para os músculos externos do abdômen, os exercícios para os músculos internos são estáticos. Primeiramente você precisa aprender a sentir esses músculos e em seguida aprender a mantê-los contraídos pelo máximo de tempo possível.

Exercício “Vácuo de estômago”

Posição inicial: deitado de costas com os braços esticados ao longo do corpo, pernas dobradas no joelho com os pés assentes no chão. Expire todo o ar dos pulmões e contraia a barriga com a maior força possível. Fique assim o máximo de tempo que aguentar, depois expire e.
Tente não contrair a barriga apenas durante a expiração, mas faça por respirar em “pequenos goles”, mantendo sempre a barriga contraída. Vá aumentando gradualmente o tempo de contração dos músculos e tente variantes de pé ou sentado.

Exercício “Prancha”

Posição inicial: deitado com a barriga para baixo, se apoie sobre os joelhos, a ponta dos pés e os cotovelos, paralelos um ao outro. Contraindo os músculos do abdômen, do torso e nádegas, retire os joelhos do chão, formando com o corpo uma linha reta. Mantenha-se nessa posição.
Alterne tanto as variações do exercício (executando a prancha lateral ou a prancha com os braços esticados), quanto a mecânica da carga de esforço: desde o tempo máximo nas repetições até a carga com intervalos (10 seg. de exercício e 2 seg. de pausa), tentando fazer mais repetições.

Exercícios para os músculos internos do abdômen

A variante ideal será um treino diário, em casa, dos músculos internos do abdômen como aquecimento matinal. Após apenas algumas semanas você notará uma melhoria considerável na tonificação dos músculos do torso e um aspecto mais malhado do abdômen.
Lembramos mais uma vez que nenhum exercício abdominal é capaz de queimar a gordura localizada desta região. Se quiser deixar a barriga mais sarada, você precisa começar com um programa de treinos específicos para a queima de gordura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dicas de receitas proteicas,hipercaloricas,suplementação e dicas de treinos.