quarta-feira, 30 de abril de 2014


Como evitar lesões em treinamentos de força



Evitar lesões na musculação é tão importante quanto fazer um treino de musculação adequado. Por isso, antes de começar a pegar muito peso para ficar forte, saber como evitar lesões em treinamentos de força é ideal para garantir que o treino seja saudável e sua saúde fique preservada.
Lógico que todos os exercícios de musculação devem ter seus cuidados próprios para que não se machuque, mas os exercícios de força exigem grandes cargas e o risco de grandes lesões acaba sendo ainda maior.
Para treinar com grandes cargas e aproveitar o máximo dos seus exercícios, nada melhor do que saber como proteger-se dos riscos que pegar peso pode trazer à sua saúde.
Como evitar lesões em treinamentos de força

1. Concentre-se no exercício

Aquele velho hábito de tentar enganar a si mesmo durante o treino, seja fazendo menos repetições ou então fazendo o exercício de qualquer jeito só traz prejuízos a você mesmo, pois os resultados nunca aparecem e ainda há riscos de você se machucar.
Assim, a primeira dica na hora de evitar lesões em treinamentos de força é concentrar-se no exercício que está fazendo e como está fazendo, de maneira que os músculos sejam trabalhados corretamente.
Faça o movimento devagar, sentindo o peso da carga e a contração não somente do músculo que está sendo mais trabalhado, mas de todos os demais que podem se beneficiar com aquelas séries.

2. Tenha consciência dos seus limites

É normal querer levantar bastante peso para potencializar alguns exercícios, por exemplo, no supino. Porém, pode ser que seja peso demais para conseguir fazer todo o processo sozinho.
Se você já viu na academia um amigo ajudando o outro a pegar o peso e dando aquele suporte e ficou pensando como ele era fracote, saiba que ele é esperto em pedir ajuda a alguém e evitar lesões desnecessárias pegando mais peso do que aguenta sozinho e correndo o risco de se acidentar.
Não tenha vergonha de pedir ajuda para alguém colocar mais peso quando o treino precisa de mais carga. Se não conhecer nenhuma pessoa que faça academia com você, lembre-se que o instrutor está ali justamente para te auxiliar em todos os momentos.
Como evitar lesões em treinamentos de força

3. Respeite as pausas

Assim como você deve respeitar o seu limite no momento de pegar muito peso, deve respeitar ainda o momento de pausa para que o músculo descanse e realize o trabalho de maneira correta.
A pausa é importante tanto entre as séries dos exercícios como entre os dias de treinos para aquela musculatura, que deve ser de 48 horas. Assim, o músculo consegue obter mais resultados e descansa para que comece o trabalho novamente.
Na realidade, são dicas simples que evitam diversas situações difíceis durante o treino de musculação, mas muitas pessoas não se atentam a isso. Lembre-se que é melhor treinar de forma correta para ganhar os resultados no tempo correto do que querer correr contra o tempo e fazer tudo errado.
A paciência é uma das qualidades importantes durante um treino de musculação e também é necessária na hora de evitar lesões em treinamentos de força. Depois que tentar seguir estas dicas, vai ver como ficará muito menos lesionado e mais disposto a treinar.