sábado, 1 de março de 2014


Carboidratos de Noite são Vilões? 

carboidratos-a-noite

Esse é um dos maiores mitos e uma das citações mais injustas e mal compreendidas da nutrição moderna. Fica mais claro para quem tem uma noção melhor de fisiologia humana entender o porquê tem algo de errado ai.
De maneira geral as pessoas falam que é importante o café da manha ter carboidratos para te dar energia para o dia, porém não acontece isso quando você come carboidratos fisiologicamente falando.
De manhã ao acordar, em um indivíduo sadio, que tem o seu pico matinal correto de cortisol e teve uma boa noite de sono, ele vai estar totalmente energizado e concentrado e USANDO GORDURA COMO FONTE DE COMBUSTÍVEL. (insulina baixa = maior concentração e disposição).
Quando esse individuo come carboidrato ao acordar, ele está alterando toda sua forma natural de picos hormonais e sua neuroquímica. Ao invés de ele ficar energizado ele vai diminuir demasiadamente seu cortisol, pelo pico de insulina ( QUEBRANDO QUALQUER CHANCE DE QUEIMAR GORDURA) e vai ficar indisposto.
Alguns indivíduos bem sensíveis à insulina podem comer carboidrato de manhã de maneira controlada sem alterar demasiadamente seus hormônios e catecolaminas porém é uma minoria.
A premissa que carboidratos a noite são vilões é que eles engordariam e alterariam a liberação de hormônio do crescimento ( fato sim que + GLICEMIA E INSULINA = – GH ), mas fisiologicamente essa preocupação não deve ser tão grande.
Os carboidratos só vão te engordar se você não usar ele como energia ou se o seu glicogênio já estiver cheio, e repondo ele a noite o individuo está REPARANDO o estoque de glicogênio e não engordando, isso claro se ele não repôs o glicogênio durante o dia comendo carboidratos.
A questão do hormônio do crescimento é valida para pessoas que tem uma demasiada resistência a insulina, onde ao comerem muito carboidrato liberaram muita insulina e essa não ira baixar no período onde o hormônio é secretado no sono.
A insulina tem seu pico por pouco tempo ( 1 hora+- ) e em indivíduos saudáveis a glicemia baixa em tempo certo para o hormônio do crescimento conseguir ser secretado.
Outro ponto importante é que o carboidrato próximo da hora de dormir aumenta a serotonina ( + serotonina é convertida em melatonina = MELHORA DO SONO ).
A maneira inteligente de se fazer dieta é usar CARBOIDRATOS como REPOSITOR de energia em horas chaves do dia e usar GORDURA como ENERGIA
Quando o organismo entra nesse “shift” metabólico maravilhas acontecem em termos de composição corporal e bem estar. SUPLEMENTOS