proteina da carneProteínas são compostos químicos com um alto peso molecular e que representam aproximadamente 80% do peso celular. Estasproteínas da carne são formadas por aminoácidos e outras substâncias químicas que estão sempre em transformação em nosso corpo, e são estas transformações que transmitem a energia necessária para todas as atividades do nosso dia a dia.

Nosso corpo necessita de proteínas

As proteínas podem ser encontradas em vários tipos de alimentos como carne, legumes, ovos, leite e derivados, alguns vegetais e alguns tipos de grãos, entre outros.
Dentre estes alimentos a carne é o que contém uma fonte completa de proteínas que nosso corpo necessita diariamente, pois contém todos os aminoácidos essenciais de que necessitamos.
carne apresenta em sua composição aproximadamente 75% de água, 21 a 22% de proteína, 1 a 2% de gordura, 1% de minerais e menos de 1% de carboidratos. Um pedaço de 85 gramas de carne tem aproximadamente 21 gramas de proteína.
proteina da carne 2

Quantidade diária que nosso corpo necessita de proteínas

E para o adequado funcionamento de nosso organismo é necessário que de 10 a 35% de nosso consumo de calorias diárias venham de fontes de grande concentração de proteínas.
Abaixo uma lista com a quantidade necessária de proteínas diárias que necessitamos ingerir segundo a idade:
• Crianças entre 1 a 3 anos: 13 gramas ao dia;
• Crianças entre 4 a 8 anos: 19 gramas por dia;
• Crianças entre 9 a 13 anos: 34 gramas por dia;
• Garotas entre 14 a 18 anos: 46 gramas por dia;
• Garotos entre 14 a 18 anos: 52 gramas por dia;
• Mulheres: 46 gramas por dia;
• Homens: 56 gramas por dia.

Cuidados com alimentação

Consumir em excesso proteínas não trás riscos a nossa saúde, mas deve-se lembrar que as proteínas que ingerimos da carne também contém alto teor de gorduras saturadas, e isto pode causar um aumento de peso e um aumento do risco de doenças cardiovasculares.
proteina da carne
Para evitar estes riscos escolha cortes magros de carne e retire toda parte de gordura antes de preparar a carne, e faça sempre uma alimentação balanceada segundo orientações de uma nutricionista, que poderá lhe orientar sobre todos os alimentos que você pode consumir segundo sua faixa etária e seu histórico familiar, e tenha sempre o hábito de praticar exercícios que ajudarão a manter a forma física e contribuirão para uma boa saúde do corpo e da mente.