esteroidesfoto Verdades e mentiras sobre os esteroides anabolizantes
O verão está cada vez mais próximo, e com ele uma avalanche de iniciantes estão prontos para arriscar a saúde com uso de esteroides anabolizantes, sem ter o mínimo de conhecimento do que estão fazendo. A seguir, com intuito meramente educativo, veja as principais verdades e mentiras sobre o uso de esteroides anabolizantes em nosso esporte.

1 – Esteroides anabolizantes orais são mais seguros que injetáveis

MENTIRA: Todas as drogas orais precisam ser metabolizadas pelo fígado para serem usadas pelo corpo, muitas vezes gerando mais danos que esteroides injetáveis, que entram na corrente sanguínea sem passar por este processo.

2 – O uso de esteroides pode ser letal

VERDADE: Porém, tão letal como qualquer droga quando usada em demasia ou incorretamente.

3 – Esteroides anabolizantes aumentam a agressividade


MENTIRA:
 Esteroides não alteram o cérebro de alguém ao ponto de transformar uma pessoa tranquila em violenta, porém podem transformar otários, em otários com confiança excessiva.

4 – Um dos efeitos colaterais dos esteroides é a diminuição do pênis

MENTIRA: Nenhum efeito colateral dos esteroides anabolizantes afeta o tamanho do pênis, contudo o membro sexual não cresce com o restante do corpo, podendo gerar desproporcionalidade.

5 – Anabolizantes quando usados na adolescência trazem mais danos

VERDADE: Esteroides, quando usados durante a puberdade, podem trazer mais danos já que o corpo está passando por diversas mudanças e instabilidades hormonais, podendo gerar mais efeitos colaterais.

6 – Ciclos curtos ou com dosagens baixas são livres de efeitos colaterais

MENTIRA: Nenhum esteroide anabolizante é livre de efeitos colaterais, independente da dosagem ou duração de uso. O que vai mudar é como o seu corpo vai responder à droga e a intensidade dos efeitos colaterais, mas dizer que eles não existem seria uma mentira.

7 – Os danos causados pelos esteroides anabolizantes são irreversíveis

MENTIRA: A maioria dos danos causados pelos esteroides anabolizantes podem ser revertidos, contudo tudo vai depender de como o indivíduo responde às drogas, a quantidade usada e o tempo demorado para tomar as medidas necessárias para reverter os problemas.
Estas foram apenas algumas verdades e mentiras sobre o uso de esteroides anabolizantes na musculação. Gostaria de adicionar algo na lista ? Compartilhe conosco pelos comentários.