fisiculturista comendo Comer várias vezes por dia NÃO acelera o metabolismo
Um dos mitos mais antigos e resistentes na musculação é a concepção de que para acelerarmos a queima de gordura através do metabolismo, precisamos fazer seis ou mais refeições por dia e que o oposto – fazer poucas refeições – pode deixar seu metabolismo preguiçoso e favorecer o acúmulo de gordura.
Esta idéia surgiu da má concepção sobre o efeito térmico da comida (Thermic Effect of Food – TEF), que são as calorias queimadas durante o processo de digestão dos alimentos que ingerimos, ou seja, toda vez que nos alimentamos o nosso metabolismo acelera.
Com estas informações, é lógico pensar que quanto mais vezes nos alimentamos por dia, mais o metabolismo se manterá acelerado, correto ? Infelizmente, não.
Isto não acontece porque o efeito térmico da comida ocorre de acordo com o tamanho da refeição. Você pode comer 7 vezes por dia, fazendo refeições pequenas e gerando pequenos efeitos térmicos, ou comer 3 vezes por dia e gerar um efeito térmico maior. No final do dia, em ambos os casos você precisou usar a mesma quantidade de calorias para realizar a digestão.
Portanto, pensar que comer várias vezes ao dia acelera o metabolismo ou comer poucas vezes vai gerar o efeito oposto, é um baita mito.