segunda-feira, 25 de novembro de 2013

CARBOIDRATOS SIMPLES X CARBOIDRATOS COMPLEXOS

Carboidratos simples e carboidratos complexos, nesse artigo vamos entender a diferença entre eles, vamos descobrir as vantagens e desvantagens de cada tipo, entender essas diferenças é muito importante para alguém que busca seu crescimento dentro do mundo da musculação, então vamos lá


CARBOIDRATOS SIMPLES

Estes tipos de carboidratos são digeridos rapidamente, e isso leva a um efeito negativo sobre os nossos níveis sanguíneos de insulina. São encontrados nos doces, no leite e nas frutas, têm um teor maior de glicose e, por isso, são digeridos mais rápido. Os Carboidratos Simples são mais facilmente quebrados no processo digestivo e assim, fornecem energia imediata. Dificultam a perda de peso, pois, como são digeridos rapidamente pelo organismo, eles fazem com que os níveis de açúcar no sangue aumentem rapidamente, ocorrendo assim, a liberação da insulina que consegue colocar os carboidratos para dentro das células de gordura e músculos. Essa liberação de insulina previne que o corpo utilize a gordura armazenada por causa do excesso de açúcar presente no sangue, dificultando a perda de gordura.

Exemplos de carboidratos simples: Frutas, leite e seus derivados, verduras, doces, mel, açúcar de mesa, melados, bebidas carbonatadas.

CARBOIDRATOS COMPLEXOS

Já os Carboidratos Complexos garantem uma saciedade prolongada por terem digestão mais lenta. Encontrados nos cereais, arroz, pães e massas, eles são ainda mais eficientes quando obtidos pela versão integral, pois as fibras colaboram para que o estômago demore mais tempo para pedir comida. A Aveia por exemplo tambem tem a vantagem de ser rica em fibras. Os Carboidratos Complexos são mais lentamente digeridos, evitando assim, as grandes elevações e queda dos níveis glicêmicos. São eles: arroz, aveia, feijão, massas, batata, milho, pão… Mas tome cuidado para não exagerar!!! O consumo de carboidratos complexos não pode ultrapassar de 60% das calorias totais ingeridas.Os carboidratos complexos são uma boa fonte de minerais, vitaminas e fibras.

Exemplos de carboidratos complexos: Aveia, pães, cereais, vegetais feculentos, legumes, arroz, massas, feijão, batata, milho.